Boa Madrugada, hoje é dia 20 de Abril de 2025

telefone18-99782-6793

rosemorenohoje@gmail.comemail

Notícias 4 - Semana começou com alagamentos e prejuízos após temporal em Prudente

Semana começou com alagamentos e prejuízos após temporal em Prudente

Cinco pessoas são resgatadas de carros presos na enxurrada durante temporal em Presidente Prudente

 

Ocorrências foram registradas na Avenida da Saudade, no Parque do Povo, e na Rua Belo Horizonte, na Vila Santa Helena, na tarde desta segunda-feira (2).

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, registrou nesta tarde de segunda-feira (02/01/2022) um preciptação pluviométrica de grande intensidade em curto período de tempo o que ocassionou pontos de alagamentos e diversas ocorrências. Segundo o CGE- Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil por volta das 15 horas foram registrados em Presidente Prudente 40,6 mm de chuva e Rajadas de vento de 61,2 km/h. Neste momento duas guarnições da Defesa Civil iniciaram o atendimento a população. Uma viatura operacional e outra do setor de engenharia, atenderam diversas ocorrências, dentre elas quedas de árvores com obstrução de vias que foram prontamente liberadas, queda de fio e poste de padrão em residência que estava prejudicando o fluxo de veículos e o transporte coletivo, tudo foi removido com segurança pelos brigadistas da COMPDEC, veículos em alagamentos sendo que foi encontrada uma placa de veículo que se encontra com a Defesa Civil e pode ser solicitada pelo proprietário do veículo, munido da documentação do carro e documento de identidade, em uma das ocorrência de colapso em edificação um portão de estabelecimento comercial, foi arrancado pelo vento e arremessado no lado oposto da Avenida Wasghinton Luiz o mesmo atingiu dois veículos e ficou obstruindo o passeio público e parte de uma das pistas da avenida no sentido centro-bairro em horário de pico, ao chegar no local a vtr do setor de engenharia solicitou o apoio das demais viaturas da Defesa Civil e o portão foi removido pelos agentes de proteção e defesa civil. Também foi realizada vistoria em dois estabelecimentos comerciais no Parque do Povo e em uma residência no Jardim Planalto em decorrência de algum tipo de colapso na edificação. Estivemos em cinco pontos de alagamento e constatamos grande quantidade de lixo nos sistemas de drenagem das águas pluviais, a Defesa Civil sempre solicitada que a população também colabore e não jogue lixo nas vias ou deixe sacos de lixo na calçada em dias com previsão de chuva. Três tampas de bueiros foram sinalizadas para evitar acidentes, visto que foram danificadas ou apenas retiradas pela força da água. Vários galhos, sacos de lixo, cones, pneus e outros objetos foram removidos de bocas de lobo e do meio das vias públicas pelas equipes da COMPDEC. A SOSP também deverá iniciar o trabalho de reparo das bocas de lobo e limpeza em conjunto com a Prudenco. Alguns semáforos ficaram intermitentes e acionamos a SEMOB que prontamente atendeu os chamados, reestabelecendo rapidamente a sinalização semafórica. Também já informamos a SEMEA para realizar a remoção dos galhos e troncos das árvores caidas que foram removidas das vias ou em outras situações de risco pelas guarnições do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Foram registrados pelo telefone do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil
21 - Quedas de árvores
04 - Inundação
02 - Queda de fio Energizado
01- Vistoria em árvore PQI.
04- Vistoria em edificações
05 – Pontos de alagamentos
01- Poste de padrão de energia e fios retirados da via.
01 – Localização de placa de veículo em ponto de alagamento
03-Tampas de bueiros sinalizadas – danificadas ou retiradas pela força da água
 A Operação Chuvas de verão teve início no dia 1o de dezembro de 2022 com
previsão de encerramento no dia 31 de março de 2023, com possibilidades de prorrogação, atribuído as alterações climáticas.
Em caso de urgência ou emergência, a Defesa Civil de Presidente Prudente, atende pelo fone/whatsapp (18) 99744-0199 e o Corpo de Bombeiros no fone 193.
 As ocorrências foram