Boa Tarde, hoje é dia 22 de Janeiro de 2025
Programa Queijo Artesanal do Pontal
“Esse encontro não foi o lançamento oficial do programa, mas o embrião de um movimento importante que vai juntar esforços, criar uma cadeia para estruturarmos o Programa de Queijo Artesanal do Pontal do Paranapanema, que vai ter um selo de qualidade, o QAP”, ( Queijo Artesanal do Pontal do Paranapanema), disse o prefeito.
Frei Phillip Neves Machado, e Francisco Eduardo Pereira, do Codesp, Conselho de Desenvolvimento de Presidente Prudente, explicaram aos participantes sobre forma de estruturação da cadeia produtiva do queijo artesanal.
O destaque foi a apresentação de experiências de agroindústrias familiares criadas por meio de associação dos produtores em Roraima e que resultaram na melhoria da renda e qualidade de vida dos produtores rurais.
A iniciativa, quando consolidada, poderá gerar, cerca de 300 empregos diretos e mais de 1000 indiretos na região, segundo estudo sobre o impacto econômico que a cadeia produtiva do queijo artesanal poderá gerar.
O professor doutor da Fatec de Presidente Prudente, Alexandre Bertoncello, falou durante o evento sobre o panorama do mercado e da produção de leite e queijo no cenário regional e nacional.
Marco Aurélio Fernandes, Diretor da Cati, o biólogo Cyril Leenhardt e Marco Pilla, diretor executivo do Itesp – Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo também apresentaram propostas para esta “parceria” que pode encontrar inclusive formas para aproveitar o soro do leite, subproduto da produção.
A reunião contou com a participação de vários prefeitos da região, entre eles Marco Rocha, prefeito de Regente Feijó e presidente da Unipontal e César Herling, prefeito de Teodoro Sampaio e presidente do Ciop, Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista .
Participaram ainda o deputado estadual Ed Thomas, os vereadores de Presidente Prudente, Elza do Gás e Willian Leite, e o presidente do Ceder- Centro de Estudos Regionais, Mauro Bragato.
Uma próxima reunião será marcada, com data ainda a ser definida, desta vez, com a participação de um número maior de produtores, quando serão discutidas com mais profundidade as maneiras de estruturação das ações que serão necessárias para implementar uma política pública para organizar e promover a identidade dos queijos artesanais do Pontal.
O evento contou com o apoio das empresas Café Cruzeiro do Sul ,