Vitor Vasconcelos / Secom / PR
Boa Tarde, hoje é dia 22 de Janeiro de 2025
Com 5.589 inquéritos em andamento, a PF foca em 32 casos de incêndios nos biomas Amazônia, Pantanal e São Paulo.
A Polícia Federal está reforçando suas operações no combate a crimes ambientais, com foco específico nos incêndios florestais que afetam importantes biomas do Brasil. Atualmente, a PF administra 5.589 inquéritos policiais relacionados ao meio ambiente, dos quais 32 são voltados para incêndios ocorridos na Amazônia, Pantanal e em São Paulo, iniciados entre 2023 e 2024.
O órgão, em colaboração com o Governo Federal e outras forças policiais, utiliza tecnologias avançadas como imagens de satélite para monitorar e investigar os focos de incêndio. Grupos especiais foram formados para atuar nos estados mais impactados, e perícias ambientais agora avaliam tanto os danos diretos quanto os serviços ecossistêmicos perdidos devido à devastação.
Além das ações locais, a PF coordena o Plano AMAS, que inclui a criação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia). Este centro facilitará a cooperação internacional e fortalecerá as estratégias para erradicar o desmatamento ilegal. A nova Diretoria Amazônia e Meio Ambiente da PF lidera essas iniciativas, alinhando-as ao Programa Estratégico de Segurança Pública da Amazônia - PESPAM e aos Planos Táticos Integrados de Segurança Pública da Amazônia - PTIs Amazônia.
📸: Vitor Vasconcelos / Secom-PR
Vitor Vasconcelos / Secom / PR