Boa Tarde, hoje é dia 19 de Janeiro de 2026

Durante ações da Operação Piracema, realizadas no domingo (09/12), a Polícia Militar Ambiental flagrou um homem utilizando uma tarrafa para pesca em local proibido, nas proximidades da UHE Quatiara, no Rio do Peixe, bairro Monte Alegre, em Parapuã.
Segundo a corporação, o indivíduo estava pescando na escada de peixe, área onde a atividade é proibida durante todo o ano, a uma distância mínima de 1.500 metros, independentemente do tipo de petrecho utilizado. Ao perceber a aproximação da equipe policial, o suspeito fugiu entrando nas águas do rio.
Os policiais realizaram cerco e acompanhamento por cerca de uma hora e meia, mas o homem conseguiu escapar. Durante buscas pelo trajeto da fuga, os agentes localizaram e apreenderam uma tarrafa de nylon, medindo 2,2 metros de altura e malha de 80 milímetros, além de um samburá contendo um peixe da espécie curimba, encontrado escondido na boca da escada de peixe.
A ocorrência foi registrada e uma notícia-crime será encaminhada à Polícia Judiciária, uma vez que a conduta se enquadra, em tese, no artigo 34 da Lei Federal 9.605/98, que trata de crimes ambientais relacionados à pesca ilegal. A ação também foi fundamentada pelos artigos 3º (incisos III e XIV) e 7º da legislação ambiental vigente.
O material apreendido foi encaminhado à sede do Policiamento Ambiental em Presidente Prudente, enquanto o peixe capturado foi devolvido ao ambiente aquático.