Boa Tarde, hoje é dia 19 de Janeiro de 2026

telefone18-99782-6793

rosemorenohoje@gmail.comemail

Policia - Operação Piracema: tarrafa e peixe são apreendidos em flagrante de pesca ilegal em Parapuã

Operação Piracema: tarrafa e peixe são apreendidos em flagrante de pesca ilegal em Parapuã

Homem foge após ser flagrado utilizando tarrafa em área proibida no Rio do Peixe, em Parapuã.


Durante ações da Operação Piracema, realizadas no domingo (09/12), a Polícia Militar Ambiental flagrou um homem utilizando uma tarrafa para pesca em local proibido, nas proximidades da UHE Quatiara, no Rio do Peixe, bairro Monte Alegre, em Parapuã.


Segundo a corporação, o indivíduo estava pescando na escada de peixe, área onde a atividade é proibida durante todo o ano, a uma distância mínima de 1.500 metros, independentemente do tipo de petrecho utilizado. Ao perceber a aproximação da equipe policial, o suspeito fugiu entrando nas águas do rio.


Os policiais realizaram cerco e acompanhamento por cerca de uma hora e meia, mas o homem conseguiu escapar. Durante buscas pelo trajeto da fuga, os agentes localizaram e apreenderam uma tarrafa de nylon, medindo 2,2 metros de altura e malha de 80 milímetros, além de um samburá contendo um peixe da espécie curimba, encontrado escondido na boca da escada de peixe.


A ocorrência foi registrada e uma notícia-crime será encaminhada à Polícia Judiciária, uma vez que a conduta se enquadra, em tese, no artigo 34 da Lei Federal 9.605/98, que trata de crimes ambientais relacionados à pesca ilegal. A ação também foi fundamentada pelos artigos 3º (incisos III e XIV) e 7º da legislação ambiental vigente.


O material apreendido foi encaminhado à sede do Policiamento Ambiental em Presidente Prudente, enquanto o peixe capturado foi devolvido ao ambiente aquático.