Boa Tarde, hoje é dia 19 de Janeiro de 2026

No dia 15 de dezembro, uma fiscalização da Polícia Ambiental em uma residência no bairro Brasil Novo, em Presidente Prudente, resultou em uma multa e a apreensão de um pássaro silvestre mantido em cativeiro irregular.
Durante a abordagem, um homem de 47 anos, identificado como criador amador de passeriformes, foi encontrado com um Trinca-ferro-verdadeiro (Saltator similis) que apresentava a anilha violada. O criador, que afirmou ter a ave há aproximadamente oito anos e nunca ter sido fiscalizado antes, disse não ter conhecimento sobre o rompimento da anilha.
Após a perícia no local, foi constatado o crime ambiental, e um Auto de Infração foi lavrado no valor de R$ 500,00, referente à manutenção de fauna silvestre em cativeiro, conforme a Resolução SIMA nº 05/2021. A ave e sua gaiola foram apreendidas, a anilha foi retirada e o pássaro foi solto em seu habitat natural.
A ocorrência será encaminhada à polícia judiciária, pois o envolvido pode responder criminalmente pela violação das leis ambientais, especificamente a Lei Federal nº 9.605/98.
📸 Polícia Militar Ambiental .