Bom Dia, hoje é dia 02 de Fevereiro de 2025

telefone18-99782-6793

rosemorenohoje@gmail.comemail

Esporte - Camping promove encontro de jovens atletas com medalhistas

Camping promove encontro de jovens atletas com medalhistas

Jovens atletas de 20 estados do Brasil estão reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde o último domingo, 26, para aproveitarem toda a estrutura de alto rendimento durante o Camping Escolar Paralímpico. Foram convocados 129 atletas, representando dez modalidades diferentes.

O objetivo do projeto é oferecer aos jovens atletas, com idades entre 11 e 17 anos, selecionados nas Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.

Durante a programação, há uma interação entre os participantes e atletas de alto rendimento que estão treinando no CT Paralímpico. “Essa é a minha primeira vez no Camping. Hoje tive o meu primeiro treino e, quando terminou, fui ver a Seleção Brasileira de tênis de mesa, que também estava treinando aqui”, comentou o cearense Tiago Freitas, 14, atleta de tênis de mesa, que tem displasia congênita no quadril.

“É uma sensação incrível estar com esses novos talentos, jovens que estão iniciando no esporte paralímpico e sonham em seguir carreira para competir em uma edição dos Jogos Paralímpicos. Para nós, é muito gratificante, não basta sermos medalhistas, temos que ser exemplos para essa nova geração”, disse Claudio Massad, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Além da Seleção Brasileira de tênis de mesa, que conta com as duplas medalhistas de bronze nos Jogos de Paris 2024, Claudio Massad e Luiz Manará, e Joyce Oliveira e Cátia Oliveira, o atletismo ainda conta com a presença da campeã paralímpica Fernanda Yara, ouro nos 400m da classe T47 (deficiência nos membros superiores) e Verônica Hipolito, da classe T36 (paralisados cerebrais).

Os tenistas mineiros Vitória Miranda e Luiz Calixto, que foram destaques do Aberto da Austrália ao faturarem três troféus em Melbourne (AUS), na categoria Júnior, já participaram de uma edição do Camping.

Os participantes, além de trocar experiências com atletas de alto rendimento, serão submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistirão a palestras de especialistas e atletas. Eles ainda terão acompanhamento de profissionais da saúde (fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, etc).

O maior número de participantes será do atletismo, com 25, seguido pela natação, com 23.

Também participarão atletas do badminton (14), basquete em cadeira de rodas (8), bocha (10), futebol para paralisados cerebrais (14), halterofilismo (8), tênis de mesa (10), tênis em cadeira de rodas (6) e vôlei sentado (11).

Com 28 atletas, São Paulo será o estado mais representado no Camping, seguido por Santa Catarina e Paraná, ambos com 13 atletas.

O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos atletas.

Os participantes do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e das confederações, responsabilizam-se por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do badminton, bocha, basquete em cadeira de rodas, halterofilismo, tênis de mesa e vôlei sentado.


📸 Flavia Fernandes/ Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro.