Boa Tarde, hoje é dia 22 de Janeiro de 2025

telefone18-99782-6793

rosemorenohoje@gmail.comemail

Notícias 2- - Banda prudentina Filhos da Ciça lança primeiro EP autoral no Sesc Thermas

Orgulho para Presidente Prudente
Banda prudentina Filhos da Ciça lança primeiro EP autoral no Sesc Thermas
Trio sobe ao palco do Múltiplos Sons neste sábado, às 16h, na Área de Convivência, em show gratuito.
Transitando pelo soul, blues-rock, funk-rock e flertando com o jazz, a banda prudentina Filhos da Ciça lança seu primeiro EP autoral ‘Quero Fugir’ em show gratuito no Sesc Thermas de Presidente Prudente neste sábado (21), às 16h. O fim de semana ainda conta com espetáculo e oficina infantis, além de aula de ioga e as histórias de um ratinho esperto.
A trajetória da banda que começou no final de 2014 enquanto dupla, é relembrada pela atual Filhos da Ciça, cuja formação conta com Zé Barbosa (guitarra e voz), Robson Soares (baixo e voz) e Guilherme Sala (bateria), um verdadeiropower trio. 
Para os músicos, o desejo de criar o próprio som e identidade, aliado ao crescimento da nova leva de bandas prudentinas compartilhando do mesmo ideal, foi a motivação para migrarem para a produção independente, se apresentando em espaços alternativos e criando seu próprio público.
“A gente começou a ver que não tinha mais tanto sentido continuar fazendo cover e cada vez mais sentia a necessidade de fazer o trabalho autoral”, comenta Robson Soares, que, assim como Zé e Guilherme, já integrou outras bandas da cidade. “Foram projetos que me estimularam a, também, criar o meu próprio projeto autoral”, completa.
Segundo o trio, Prudente vive hoje um cenário positivo no surgimento de novas bandas, fomentado por ações desenvolvidas por coletivos como o Som na Linha, que defende a democratização da arte bem como o encontro entre público, compositores e produção de música independente, e o Festival Diversonoridade, que igualmente propõe a criação de uma cena cultural independente.
“É muito raro você ver um grupo de bandas que fazem um som autoral e um som autoral de qualidade e em quantidade igual Prudente tem. Acho que isso você só vê nos grandes centros, talvez nem isso”, observa o baterista Guilherme. “É pra isso que serve a cena, para os grupos se apoiarem e se expandirem junto com sua arte”, conclui.
Lançamento do EP
O processo de produção do ‘Quero Fugir’, primeiro trabalho autoral do Filhos da Ciça, gravado, mixado e masterizado no Estúdio Nômade, por Leonardo Trugillo e Vinicius Lopes, começou há cerca de um ano, com a criação das faixas que integram o EP. 
São elas “Chrysobalanaceae”, “Passado”, “42” e o homônimo do EP “Quero Fugir”, produzidas paralelamente enquanto a banda realizava apresentações em festivais e espaços alternativos da cidade. “Foram 2 meses gravando essas músicas e trabalhando nelas. Conforme fomos gravando, elas foram se transformando, elementos novos foram surgindo”, explica Robson.
Indo de encontro a um dos objetivos do grupo, o lançamento do EP neste sábado no palco do Sesc, Zé Barbosa “espera poder dar o melhor no palco e fazer jus a ele. Algo que vá representar a gente [a banda] num espaço que é conhecido pela qualidade do que trazem.”