hoje é dia 18 de Outubro de 2025
Em discurso nesta segunda-feira (13), durante a abertura da Pré-COP30 em Brasília, o presidente em exercício Geraldo Alckmin destacou o papel do Brasil na luta contra as mudanças climáticas e apresentou as prioridades do país para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Alckmin defendeu o reforço do multilateralismo, a conexão entre as metas climáticas e a vida cotidiana da população, e a aceleração da implementação do Acordo de Paris. Ele também ressaltou a nova NDC (contribuição nacionalmente determinada) brasileira, que prevê a redução de 59% a 67% das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2035, em relação a 2005.
O presidente em exercício lembrou que o Brasil já reduziu em quase 50% o desmatamento na Amazônia nos últimos dois anos e meio e reforçou a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030. Citou ainda programas como o Mover (Mobilidade Verde) e a Lei do Combustível do Futuro, que estabelece metas de descarbonização para diversos setores, incluindo a aviação e os combustíveis.
Alckmin encerrou o discurso reforçando que o Brasil chega à COP30 com resultados concretos, legislação moderna e uma proposta de transição energética baseada em ética, inovação e sustentabilidade.
📸 Cadu Gomes/VPR.